Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

UFC 129- Só deu Brasil no Canadá




A noite do último sábado entrou para a história do MMA nacional. Não apenas pelas vitórias dos brasileiros Lyoto “The Dragon” Machida e José Aldo. Com o sinal aberto para os assinantes de TV paga (normalmente os eventos são vendidos separadamente), o UFC 129 ocupou os dez assuntos mais comentados no País, através do Twitter. Mais uma prova do crescimento do esporte no Brasil. E a grandiosidade do evento não parou por aí. Mais de 55 mil pessoas pagaram ingressos para acompanhar as lutas no ginásio Rogers Centre, em Toronto, no Canadá. Recorde absoluto de público em toda a história da competição.


Tradicionalmente, as edições do UFC ganham o nome de sua luta principal. No caso de ontem, o confronto entre o canadense George St. Pierre (GSP) e o norte-americano Jake Shields. Todavia, poucos lembrarão a edição por conta deste combate. Duas lutas antes, o brasileiro Lyoto Machida enfrentou ninguém menos que o americano Randy Couture, considerado um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos. Conhecido como “Capitão América”, Couture  (47 anos) fez a última luta de uma carreira gloriosa, recheada de títulos e feitos memoráveis.


Mas, a carreira não teve um desfecho tão brilhante quanto o público gostaria. Pelo menos, não para Couture. Após um primeiro round equilibrado, Machida nocauteou o adversário com um chute frontal, comparado com o imortalizado por Daniel San, personagem central do filme Karate Kid. “Até esta noite, eu tinha todos os meus dentes”, brincou Couture na entrevista após a luta, antes de reconhecer o talento do brasileiro. O resultado, por sinal, recoloca Lyoto no hall dos principais lutadores da categoria meio-pesado. Antes da luta, rumores davam conta de que em caso de um novo tropeço, Machida, que vinha de duas derrotas, poderia ter o contrato com o UFC rescindido.






O outro brasileiro que se apresentou no card principal foi José Aldo, que fez sua estreia no UFC defendendo o cinturão dos penas. O adversário era o canadense Mark Hominick que levou o confronto até o final dos cinco rounds, apesar de ter ficado com o rosto bastante machucado com os golpes de José Aldo. “Fiquei muito feliz com a apresentação. Foi uma grande luta”, comentou José Aldo, que se manteve como o campeão da categoria após decisão unânime dos jurados.



No evento principal, George St. Pierre, conhecido por ser um grande estrategista, fez uma luta fria contra o americano Jake Shields. Em alguns momentos, a própria torcida canadense chegou a mostrar um pouco de irritação com o maior ídolo esportivo daquele país. “Shields atacou melhor do que eu esperava. Peço desculpas aos fãs por não ter conseguido finalizar a luta. Não estou feliz”, comentou GSP, que também manteve o cinturão após decisão unânime.



Até o próximo UFC
Márcio Ribeiro